YAMAHA YBR K 2002 - PRETA |
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A Yamaha YBR 125cc foi lançada em 2000 e já chegou quebrando um importante tabu da marca no nosso país. Foi a primeira moto da Yamaha com motor quatro tempos do Brasil. Com um visual mais “jovem” e muita economia, rapidamente a linha se tornou um sucesso, virando a moto mais vendida da marca, naquele momento. Em 2000, a Yamaha lançou a linha YBR 125, para concorrer com a Honda CG 125, que dominava o mercado. Seu motor refrigerado a ar atinge uma potência máxima de 12,5 cv a 8 mil giros e torque de 1,19 kg a 6,5 mil giros. Para 2001, a Yamaha utilizou uma estratégia muito parecida com a da Honda e lançou três versões da sua moto de 125cc: K, E e ED. Confira abaixo o que muda em cada uma delas. |
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YAMAHA YBR 125 K A Yamaha YBR 125 K é equipada com sistema de partida por pedal, o que significa que o motor é iniciado manualmente ao acionar o pedal de partida. Trata-se de uma variação de entrada da linha de 125cc. Ela é um pouco mais barata que modelos mais equipados, então se você busca por algo mais econômico e não faz questão de contar com alguns itens de comodidade, essa pode ser uma opção de moto. |
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YAMAHA YBR 125 E A Yamaha YBR 125 E apresenta partida elétrica, em que o motor é iniciado pressionando um botão no painel de instrumentos. A presença da partida elétrica na YBR 125 E oferece mais conveniência e facilidade de uso, especialmente em situações em que a partida a pedal pode ser incômoda ou difícil. Se você busca uma moto barata e ainda assim contar com a experiência de ter partida elétrica, essa é uma opção a ser considerada.
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YAMAHA YBR 125 ED Por fim, temos que falar sobre a Yamaha YBR 125 ED. A sigla ED significa “electric start disc”, ou seja, o modelo conta com partida elétrica por botão no painel e freio a disco na roda dianteira. Esse é o modelo mais completo da linha YBR 125 entre os anos de 2000 e 2008. Apesar de ser um pouco mais cara, conta com sistemas que tornam seu uso muito mais cômodo. |
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Modelos de 2009 à 2013 Para 2009, a Yamaha fez uma reformulação em sua linha de 125cc, que recebeu a adição do nome “Factor”. Ela foi comercializada até 2013 com as mesmas variações que sua antecessora: K, E e ED. A mudança positiva ficou por conta do design. Agora a moto conta com um visual ainda mais arrojado, que teve como referência a YS 250 Fazer. Entre as alterações que deixaram a Factor com uma cara ainda mais esportiva, estão a adoção de um tanque mais encorpado (mas ainda de mesma capacidade), mudanças nas entradas de ar e no para-lamas dianteiro e traseiro. |
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Modelos de 2014 à 2016 Apesar de não ser um grande marco para a linha, é importante informar que a Yamaha YBR 125 Factor passou a ser vendida em quatro variações a partir de 2014, com a adição da K1, que se junta aos modelos K, E e ED. A variação K1 é o modelo de entrada da Yamaha YBR 125 Factor, que foi pensada para novos motociclistas, segundo a própria marca. É a mais básica e mais barata entre os quatro modelos. Já o modelo ED, o mais completo, recebeu rodas de liga leve, e pneus Metzeler (Pirelli) na época, somados ao conjunto que já tinha partida elétrica por botão e freios a disco. |
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Modelos de 2017 à 2023 Após 17 anos do seu lançamento, finalmente a Yamaha YBR 125 recebeu injeção eletrônica e motor bicombustível. Mas não foi só isso que mudou. A Yamaha adotou uma nova estratégia e passou a comercializar a linha de 125cc com apenas um modelo, a ED. Agora, as motos de 125 cilindradas da empresa japonesa contam com partida elétrica, freio a disco, rodas de liga e painel de instrumentos digital completo. O que mudou também foi o nome da linha, que passou a ser chamada pela Yamaha de YBR 125i Factor. A adição da letra “i” após o 125, é uma menção ao sistema de injeção eletrônica |
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FICHA TÉCNICA COMPLETA ... | |||||||||
Categoria : | Utilitária | ||||||||
Tipo de motor : | 4 tempos. monocilíndrico, vertical, 2V, SOHC | ||||||||
Cilindrada : | 124 cc | ||||||||
Potência : | 11,2 cv @ 8.000 rpm | ||||||||
Torque : | 1,13 Kgfm @ 6.000 rpm | ||||||||
Alimentação : | Carburador | ||||||||
Taxa de Compressão : | 10:1 | ||||||||
Arrefecimento : | A AR | ||||||||
Partida : | A Pedal | ||||||||
Câmbio : | 5 marchas | ||||||||
Embreagem : | Multidisco, banhada em óleo | ||||||||
Transmissão final : | Por corrente | ||||||||
Suspensão Dianteira : | Garfo telescópico, curso de 120 mm | ||||||||
Suspensão Traseira : | Bichoque, curso de 105 mm, com ajuste de pré-carga da mola | ||||||||
Chassis : | Tubular tipo diamante, em aço | ||||||||
Peso em ordem de Marcha : | 112 kg | ||||||||
Peso bruto máximo : | não disponível | ||||||||
Comprimento : | 1.980 mm | ||||||||
Largura : | 760 mm | ||||||||
Altura : | 1.080 mm | ||||||||
Entre eixos : | 1.290 mm | ||||||||
Altura do banco : | 780 mm | ||||||||
Roda dianteira : | Aro raiada em aço de 18" polegadas | ||||||||
Pneu dianteiro : | 2.75 18 42P | ||||||||
Roda traseira : | Aro raiada em aço de 18" polegadas | ||||||||
Pneu traseiro : | 90/90 18 57P | ||||||||
Freio dianteiro : | Tambor 130 mm | ||||||||
Freio traseiro : | Tambor 130 mm | ||||||||
Bateria : | 12V 5Ah selada | ||||||||
Faróis : | 35/35W H4 x1 | ||||||||
Tanque : | 13 litros | ||||||||
Combustível : | Gasolina | ||||||||
Fonte: Fabricante |